Roteiro de filme é novidade no Vestibular da UFSC

Prova de 2023 terá novos gêneros como leitura recomendada

DUDA MARTINS

Pela primeira vez, o roteiro de um filme vai constar como leitura obrigatória no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A relação de obras para o processo seletivo, realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC), é divulgada no início do ano e nesta edição conta com diversos gêneros literários, como o texto do roteiro de um filme, romances, contos, crônicas e romance experimental.

O coordenador pedagógico da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Manoel Teixeira dos Santos, afirma que a organização está sempre atenta às discussões atuais para diversificar os temas do vestibular. “A gente reflete sobre as situações de formação dos estudantes para que eles estejam atualizados nas leituras, com respeito às obras clássicas”, diz.

A maior inovação deste ano foi a inclusão do roteiro de um filme, o que não exclui, segundo o coordenador, a possibilidade de novos gêneros, como obras musicais, estarem futuramente no vestibular. “A aproximação das obras com outras áreas de conhecimento têm o objetivo de estimular a leitura no momento de ingresso no curso superior”, afirma Manoel.

Os interessados em fazer o vestibular se mostram contentes com a novidade. A estudante Sofhia Debiasi, 18 anos, acredita que incluir textos diferentes amplia as habilidades de interpretação e identificação. “Diversificar as leituras valoriza diferentes gêneros literários e amplia a bagagem cultural”, diz a aluna interessada no curso de Medicina da UFSC.

A aposentada Jane Lima de Maria, 67 anos, já passou no vestibular e frequentou diversos cursos de graduação. Atualmente, pensa em voltar a estudar e mostra interesse nas novidades da prova. “Quando fiz vestibular, era tudo ‘decoreba’ e sem mudanças, hoje você precisa demonstrar que está engajado no mundo”, diz Jane. Para ela, diversificar as leituras obrigatórias demonstra a modernidade e evolução do ensino.

Arte de divulgação do vestibular UFSC/IFSC 2023. Foto: Reprodução/Agecom

comments user
Celir de Maria Martins

Acho muito importante incluir a leitura de livros no vestibular, a leitura desenvolve o saber dos vestibulandos.