UFSC lança livro infantil gratuito sobre as fortalezas da Ilha de Santa Catarina

“A Ilha de Santa Catarina e suas culturas” está disponível em formato digital de realidade aumentada

LUIZA FEPPE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou, na quarta-feira (4), o livro A Ilha de Santa Catarina e suas culturas. A obra é o segundo livro infantil realizado pelo projeto Aprender sobre história também é coisa de criança, de autoria da pedagoga Dalânea Cristina Flôr com colaboração de Luciano Patrício Souza de Castro, professor do curso de Design na UFSC.

Com ilustrações de realidade aumentada, que permite que os leitores acessem conteúdos digitais através de QR Code, feitas por Sonia Trois, servidora da Secretaria de Educação a Distância (SEAD). O livro foi publicado em parceria com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura, Arte e Esportes da UFSC (CFISC/SeCArtE).

Para Dalânea Cristina, autora do livro, o objetivo dos livros é possibilitar o acesso ao conteúdo sobre à história das fortalezas para maior número de crianças e incentivar o interesse pela história e pela cultura. “A ideia surgiu pensando nas escolas que não conseguem levar os estudantes até a Fortaleza de São José, onde são realizadas atividades lúdicas, contando a história da construção, uso, abandono e recuperação das fortalezas”, acrescenta a autora.

O projeto Aprender sobre história também é coisa de criança é oferecido para estudantes da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. Ele tem o intuito de apresentar as culturas na ilha presentes nos séculos XVII e XVIII, e a conexão entre a contribuição de toda essa história para a construção da cultura da Ilha de Santa Catarina e da região sul do Brasil.

A publicação traz a história das fortalezas da Ilha de Santa Catarina e está disponível gratuitamente em formato digital no link.

Os livros também são produzidos em formato físico, com recursos da SeCArtE, e distribuídos para bibliotecas, escolas, projetos educativos e sociais.

Capa do livro A Ilha de Santa Catarina e suas culturas. Foto: Reprodução/Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de SC