Professor e ex-aluna de cinema da UFSC mostram filmes no FAM 2023

Curtas apresentados no Florianópolis Audiovisual Mercosul abordam conscientização ambiental e música popular

CAMILA ELOISA

Adorável Evolução, curta de TCC de Jordana Beck, e Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, documentário do professor Alfredo Manevy, estarão na 27ª edição do FAM. O evento começa nesta quinta (21) e segue até dia 27, no Beiramar Shopping, em Florianópolis.

Egressa do curso de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jordana escolheu abordar no curta-metragem o meio ambiente e o consumismo desenfreado. “Vemos documentários tratando da temática, mas existe uma lacuna em outros gêneros audiovisuais”, afirma Jordana.

O curta, de seis minutos, é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da cineasta e teve cenas gravadas na UFSC. O figurino dos personagens também foi produzido em parte pelo Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade. Adorável Evolução marca a estreia de Jordana como diretora.

O documentário Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, do professor do Curso de Cinema da UFSC Alfredo Manevy, narra a história de um dos maiores sambistas do país. “Sempre fui admirador de Lupicínio e me intrigava o fato de que ele veio do Rio Grande do Sul, e não do Rio de Janeiro ou Salvador, como na maioria dos casos”, diz Manevy. O filme, de 99 minutos, foi lançado no ano passado.

Cena do filme Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, de Alfredo Manevy. Foto: Divulgação

O FAM foi criado em 1997, e para esta edição, a expectativa é “de recuperação do público, porque em 2020 e 21, o evento foi online devido a pandemia”, afirma a diretora de programação Marilha Naccari. Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor e Adorável Evolução serão exibidos no domingo (24), às 16h e 18h45, respectivamente.