Equipe de futebol da UFSC se prepara para disputar Jogos Universitários Brasileiros

Time viaja para Curitiba entre 21 e 28 de maio em busca de título inédito para a UFSC

JOÃO PEDRO MARTINS

A equipe de futebol de campo masculino da Universidade Federal de Santa Catarina (FUTUFSC) se prepara para viajar a Curitiba em busca de um título inédito: o Campeonato Brasileiro Universitário, que será disputado entre 21 e 28 de maio.

A vaga veio após o FUTUFSC vencer o time da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e conquistar pela segunda vez os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) em junho de 2022.

A única equipe representante de Santa Catarina na competição quer superar o próprio desempenho nas últimas participações nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em 2017 e 2018. O FUTUFSC, que completa oito anos de atividade em 2023, treina todas as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, no campo de futebol da universidade. O projeto é vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF).

“Construímos todo um trabalho, estamos focados e nos preparamos para o Campeonato Brasileiro Universitário. Sabemos que enfrentaremos equipes muito fortes, mas queremos chegar e mostrar a força da UFSC e do projeto”, diz Igor Marques (20), estudante de Economia da UFSC e um dos atletas selecionados para disputar a competição.

Miguel Fagundes (21), estudante de licenciatura em Educação Física e técnico do time de futebol de campo masculino da UFSC, está com boas expectativas para a viagem, que será no domingo (21), e para a disputa do torneio. “Não costumo ficar ansioso, mas minha expectativa aumenta a cada semana. Trabalhamos muito na preparação da equipe e agora na logística da viagem, então, é impossível não pensar na competição”, afirma.