Estudantes da UDESC promovem exposição artística na UFSC

Evento gratuito reúne obras inéditas e ocorre até 10 de junho

MARIA VICTÓRIA SAMPAIO

Memórias de infância, expressão corporal, imaginação e manifestações do inconsciente são os principais temas abordados nas obras da exposição “Teia”, organizada por sete graduandos e egressos do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A mostra, que iniciou em 4 de maio, é gratuita, aberta ao público e ocorre no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, até 10 de junho.

De acordo com Caio Lima, graduando de Artes Visuais na UDESC e artista que participa da exposição, a principal finalidade do coletivo de estudantes responsável pelo trabalho é exibir projetos que geralmente ficam restritos ao âmbito universitário e incentivar o consumo de arte em Florianópolis. “É muito importante para nós ter este espaço para expor nossos trabalhos e queremos muito que eles alcancem pessoas de fora, não somente da universidade”.

Lima conta que as obras apresentadas, produzidas a partir de diferentes temáticas e técnicas, como desenho, fotografia e ilustração, são frutos de anos de pesquisa e de processos criativos individuais de cada um dos artistas do grupo, e que a exposição dos trabalhos na UFSC proporciona mais visibilidade ao coletivo.

“Alguns espaços expositivos não gostam dos temas e formatos das nossas obras, mas como a universidade é mais aberta, se torna um bom lugar para expor, além disso, a UFSC tem boa circulação de pessoas e alcança um público muito grande”, diz o estudante.

Segundo Tadeu Locatelli, organizador do evento e funcionário da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, a exposição, que é a primeira do ano, favorece a integração entre as duas instituições de ensino e tem atraído muitos visitantes de dentro e de fora da universidade. “Os principais intuitos do nosso espaço são abrir oportunidades para estudantes e dar visibilidade às produções de artistas novos ou pouco conhecidos, e esta exposição, que é feita por alunos da UDESC, cumpre bem estes objetivos”.

Locatelli afirma que haverá outras exposições de artes plásticas no decorrer do ano e que busca um espaço expositivo maior para aumentar a qualidade dos futuros eventos e da acessibilidade artística na UFSC. “Como organizador, posso afirmar que a secretaria está em constante procura de espaços melhores para contemplar as exposições e aprimorar a experiência do público”, diz.

A programação completa dos próximos eventos artísticos está disponível na agenda cultural da secretaria, no website oficial da SeCArtE.

Cartaz de divulgação do evento. Foto: Reprodução/SeCArtE UFSC