Hospital Universitário completa 43 anos

Localizado junto à UFSC, HU é referência para SC e atende mais de 100 mil pessoas por ano

LETHICIA SIQUEIRA

Foi com o embalo de canções conhecidas pelo público de Marília Mendonça, Legião Urbana e a clássica música dos parabéns, que o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) de Florianópolis comemorou 43 anos de inauguração.

O evento, que iniciou às 10h do dia 2, continuou na parte da tarde com a banda da Marinha Brasileira. A celebração contou com 13 membros oficiais da marinha junto de seus instrumentos e uma plateia de mais de trinta pessoas que puderam desfrutar do bolo de aniversário.

Somente na Emergência são atendidas mais de 53 mil pessoas por ano. Apesar do alto número de consultas, a história do HU já vivenciou greves e superlotações que comprometeram o atendimento. Mas ainda assim se configura como uma das melhores e mais amplas gamas de atendimento para a população, A casa de saúde possui diversas especialidades, além da maternidade que no último ano realizou 3 mil partos.

O superintendente do HU,Spyros Cardoso Dimatos falou que o grande número de atendimentos é fundamental para a manutenção do bem-estar da comunidade apesar das dificuldades de manutenção. Ele falou sobre as grandes expectativas em relação a melhorias no atendimento e na qualificação dos funcionários. “Temos perspectivas de ampliar os nossos serviços e humanizar cada vez mais”.

O HU além de  também atender a população de diversas cidades de Santa Catarina é voltado para ensinamentos de práticas e treinamentos. A cada ano, estudantes da área da saúde como medicina, enfermagem e nutrição iniciam sua trajetória dentro do hospital.

A rotina é cansativa, mas alguns funcionários não pretendem se aposentar agora. É o caso da enfermeira Celita Terezinha da Silva, que trabalha há 38 anos no hospital e passou por diversas alas. Durante todos esses anos, Celita percebe o dia a dia intenso do hospital como uma parte importante para a sua vida.

Quando se trata de tirar férias, a enfermeira falou que não gosta, pois adora cuidar das pessoas. “Acontecem muitos momentos emocionantes aqui, busco ter muita empatia com os pacientes, é uma vida que precisa de ajuda”.

Hospital Universitário da UFSC. Foto: Reprodução/Agecom UFSC