Prêmio Sebrae de Jornalismo introduz categoria para trabalhos universitários

Cerimônia de premiação ocorreu terça-feira (17) na sede do Sebrae, em Florianópolis, e teve 22 trabalhos finalistas

DIÔGO BASTOS

Pela primeira vez em 11 edições o Prêmio Sebrae de Jornalismo contou com uma categoria para trabalhos universitários. A temática “A contribuição dos pequenos negócios na transformação das realidades locais” recebeu mais de 3076 trabalhos inscritos nacionalmente. Em Santa Catarina, foram 144 inscrições, com 22 trabalhos finalistas. A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira (17), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequeno Empresas (SEBRAE), em Florianópolis.

As estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jade Luckner, Lara Apolinário, Mariana Oliari e Marta Maria Machado conquistaram pódio duplo na nova categoria. “É muito gratificante ser reconhecida pelo trabalho e ainda ter a oportunidade de ver o que outros estudantes e pessoas já consolidadas estão fazendo”, afirma Lara, vencedora da categoria universitária com a fotorreportagem “A mobilização da comunidade local na pesca de tainha em Florianópolis”.

O prêmio tem o objetivo de prestigiar as melhores reportagens referentes ao universo do empreendedorismo distribuídas em diferentes meios e canais da imprensa brasileira. “Além de reconhecer trabalhos que destacam os micro e pequenos negócios de Santa Catarina, o Sebrae/SC também busca proporcionar visibilidade ao trabalho dos profissionais de comunicação e acadêmicos. Estou muito feliz com a adesão e prestígio que a premiação está conquistando”, declara a gestora estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, Juliane Schveitzer da Silva.

A introdução da categoria universitária possibilitou uma integração entre os estudantes e profissionais já atuantes no jornalismo. “Fico lisonjeada com a admiração dos universitários. É o momento de nos encontrarmos com os colegas, conhecer muitos deles, de valorizar nossa profissão, porque ao escolher uma reportagem para se inscrever numa premiação, você se dá conta de quanto trabalho significativo realizou com aquilo”, afirma Kelly Borges, vencedora da categoria jornalismo em vídeo e apresentadora da NDTV.

Os vencedores da etapa estadual receberam prêmios em dinheiro divididos de um total de R$50 mil e agora seguem para a etapa nacional. A premiação acontece em Brasília, em novembro,  e contará com profissionais e estudantes de todo o país.

Jornalistas e universitários premiados no 11° Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foto: Reprodução SEBRAE

Publicar comentário