Balneário Camboriú terá primeira policlínica com recursos do Novo PAC

Ordem de serviço foi assinada pelo Governo Federal com prazo de conclusão de 16 meses e investimento final de R$30 milhões 

ISADORA ROCHA

A ordem de serviço para a construção da primeira Policlínica de Balneário Camboriú foi assinada na sexta-feira, 15 de maio, pelo Governo Federal. A unidade será construída na Rua Arvoredo, no Bairro dos Municípios, com investimento de R$16,9 milhões por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e contrapartida de R$3,3 milhões da prefeitura. A estrutura terá 3.213 m² e prazo de conclusão de 16 meses.

A autorização para o início das obras foi concedida em evento organizado pelo Ministério da Saúde, realizado no Expocentro, no Bairro Jardim Parque Bandeirantes. O município também recebeu duas ambulâncias para o Samu, adquiridas com recursos do Novo PAC.

“Enquanto prefeita, enquanto gestora deste município, assumi um compromisso com a minha cidade de buscar recursos tanto na esfera federal quanto na esfera estadual, porque, por muitos e muitos anos, Balneário Camboriú não foi buscar recursos no governo, e nós fomos”, afirmou a prefeita Juliana Pavan (PSD) em discurso durante o evento. 

Após a conclusão da obra, mais R$13 milhões serão destinados à compra de mobiliários e equipamentos. Os recursos serão repassados pelo Ministério da Saúde por meio da Caixa Econômica Federal.

A unidade atenderá pacientes de toda a região por meio da Programação Pactuada e Integrada (PPI). O acesso será feito exclusivamente via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), sem atendimento por demanda espontânea.

O projeto prevê atendimentos médicos, de enfermagem, psicologia, nutrição, assistência social, fonoaudiologia, teleconsultoria e teledermatologia. A estrutura também terá núcleos para tratamento de condições crônicas, feridas, pé diabético, estomias, reabilitação e uma Sala Lilás para atendimento de vítimas de violência.

“A Policlínica vai ampliar o acesso da população a atendimentos especializados e reunir diversos serviços de saúde em um único lugar, algo que Balneário Camboriú precisava há muito tempo. Esse investimento representa um avanço importante para o município e toda a região”, afirmou o diretor-geral da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, Vinicio José dos Santos.

O nome da policlínica segue em trâmite na Câmara de Vereadores por meio do Projeto de Lei Ordinária 92/2026, que propõe a denominação “Policlínica Municipal Dona Glorinha”. Maria da Glória de Souza, conhecida como Dona Glorinha, era avó da prefeita Juliana Pavan e morreu em novembro de 2024, aos 90 anos, em decorrência de câncer.

Durante o evento, outros municípios catarinenses receberam 30 micro-ônibus e seis Unidades Odontológicas Móveis. Também foram assinadas a ordem de serviço da Policlínica de São José e a publicação do edital do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC).

Publicar comentário