Projeto Conexão Yoga oferece aulas gratuitas em espaços públicos de Florianópolis

Os encontros são realizados nos fins de semana, sem necessidade de inscrição

AMANDA MELO

Respiração profunda, alongamentos e meditação. É o que os visitantes do Jardim Botânico, Parque da Luz e Parque de Coqueiros, podem vivenciar nos finais de semana em Florianópolis. Com encontros aos sábados e domingos, às 9h, o projeto Conexão Yoga oferece práticas gratuitas nos três parques, guiadas por professores voluntários. As aulas são abertas ao público de todas as idades e dispensam agendamento.

A servidora pública Giovanna Goin conheceu a iniciativa pelas redes sociais e já tinha o hábito de praticar yoga em casa. “Todo mundo entra numa energia parecida e o ambiente ajuda muito porque estamos em meio à natureza. Além de movimentar o corpo, acaba sendo bom para a mente. É muito melhor praticar em conjunto, em um ambiente massa como esse”, disse ela, que costuma participar das aulas no Jardim Botânico, no bairro Itacorubi. Foi nesse mesmo local que ocorreu a primeira prática em grupo, em 2017, guiada pela professora Telma Leal, idealizadora do projeto.

Hoje, cerca de 20 professores de diferentes estilos se revezam semanalmente para conduzir as aulas. Guilherme Silveira, de Florianópolis, é professor de Ashtanga Yoga há oito anos e participa do projeto desde 2024. “Depois das práticas, a vida naturalmente vai se alinhando e sincronizando. Pessoas, momentos e vivências. É um resgate no qual percebemos quem nós somos diante de tudo que acontece”, diz.

Para participar, basta levar um tapete ou canga. Como as práticas são realizadas ao ar livre, elas são canceladas em dias chuvosos. O projeto mantém um grupo no WhatsApp para avisos e lembretes.

Publicar comentário