Mulheres são maioria entre estudantes do ensino médio que participam de projeto sobre RI

Evento que simula processos de decisão em organizações internacionais reuniu 900 jovens e evidenciou protagonismo feminino

RILLARY SOUZA

Cerca de 35 escolas, públicas e privadas, de Santa Catarina participaram da 14ª edição da Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio (Siem), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 6 de maio de 2026, o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, recebeu aproximadamente 900 estudantes para as reuniões, entre esses, 514 mulheres. A coordenação do projeto também é composta, em maior parte, por mulheres. Em meio às nações representadas pelos alunos, a delegação do Afeganistão, formada por sete meninas, ganhou o certificado de “Delegação Destaque”.

O Siem é um projeto de extensão do Curso de Relações Internacionais da UFSC, criado em 2011. O objetivo é simular os processos de decisão dos principais foros de debate de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e incentivar uma cultura mais pacífica e discussões políticas entre os adolescentes.

As coordenadoras gerais e administrativas do projeto, Beatriz Farias e Evellyn Locatelli, descreveram o Siem como um espaço propício para a visibilidade feminina no campo político e social. “Um evento assim é muito importante para a representatividade das mulheres, algo distante da realidade atual. Em reuniões de organizações internacionais de fato, os homens são maioria. O Siem mostra que as mulheres podem ocupar esses espaços. Isso incentiva as meninas a irem atrás dos seus sonhos”, afirmou Beatriz. “Um dos propósitos do Siem é tratar todos de maneira inclusiva. Acredito que até mesmo nas delegações compostas por homens e mulheres, as meninas acabam conquistando um destaque muito grande”, disse Evellyn.

A “Delegação Destaque” era composta por sete alunas do Educandário Imaculada Conceição, instituição de ensino localizada em Florianópolis. Ana Luíza de Melo, Carolina Kraeski, Giovana Bernardo, Helena Gonçalves, Helena Peixoto, Manuela Zimmer e Sophie Schultz representaram o Afeganistão, país localizado na Ásia Central. “Somos uma delegação formada só por mulheres e a gente conseguiu ganhar esse prêmio. Isso é muito importante”, destacou Sophie.

Em 2026, o evento foi patrocinado pela ONG Moradia e Cidadania e pela agência Experimento Intercâmbio Cultural, que proporcionou o sorteio de uma viagem de intercâmbio. A ganhadora foi Carolina Kraeski, uma das componentes da Delegação Destaque deste ano. A coordenadora de comunicação do Siem, Lara Santana, afirmou que o planejamento conduzido anteriormente é essencial para a boa execução do projeto. “Aqui os adolescentes desenvolvem pensamento crítico e aprendem a lidar com imprevistos. Cada país traz seus argumentos e eles têm que lidar com a opinião alheia”.

Publicar comentário