Nova diretoria do Sintufsc toma posse

Cerimônia teve presença de reitor e ex-prefeito da UFSC, movimentos sociais e autoridades políticas

MATHEUS LOCKS

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc) empossou a nova diretoria em cerimônia realizada no dia 22 de setembro, no auditório da entidade, em Florianópolis. O ato marcou a transição da gestão “TAEs em Luta” para uma nova composição de continuidade. A chapa “Sindicato em luta” assumiu o posto com o compromisso de manter a autonomia sindical e fortalecer a organização da categoria técnico-administrativa da universidade.

A cerimônia iniciou com a fala da antiga gestão. Giana Carla, ex-coordenadora geral, fez um balanço dos últimos três anos, lembrando o contexto de crise e mobilização em que o grupo surgiu durante a greve de 2022. Ela destacou o esforço coletivo da categoria em manter o sindicato ativo e combativo, e frisou o aumento do número de filiados depois da mobilização geral. “Isso acabou trazendo novas lideranças que colocaram a mão no microfone lá e que, hoje, tomam posse como diretores”, disse Giana. 

Em seguida, sob aplausos, os novos dirigentes foram chamados individualmente para assinar a ata de posse. Jorge Cordeiro Balster, da nova coordenação geral, reafirmou em seu discurso o compromisso com políticas que extrapolam questões de carreira, a defesa do serviço público, a autonomia do sindicato e o fortalecimento do diálogo com a base. 

Entre os presentes estavam o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) e do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).

Autoridades políticas também participaram da solenidade, como o deputado estadual Marquito (PSOL/SC) e o vereador de Florianópolis Leonel Camasão (PSOL), que destacaram o papel histórico do Sintufsc na defesa dos trabalhadores e servidores públicos. 

Em sua fala, o reitor Irineu Manoel de Souza ressaltou a importância do sindicato no fortalecimento da universidade pública. “Quando o Sintufsc defende os trabalhadores, também defende a própria UFSC”. Ele afirmou que o diálogo entre gestão universitária e sindicato é essencial para enfrentar os desafios que envolvem a instituição e a valorização dos servidores técnicos-administrativos.

Publicar comentário