Estudante da UFSC representa universidade no Festival de Dança de Joinville

“O menino que dança” realiza sonho e leva arte universitária ao maior festival de dança da América Latina

JÚLIA GRABOSKI

O estudante de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Elerson Mario irá representar a instituição no Festival de Dança de Joinville, um dos maiores eventos do gênero do mundo. O Festival deste ano acontece entre os dias 22 de julho e 2 de agosto. Será a 42ª edição do evento, que iniciou em 1983.

O Festival de Dança de Joinville reúne mostras competitivas, palcos abertos espalhados pela cidade e oficinas formativas com profissionais da área. “Desde a primeira vez que ouvi falar do festival, disse a mim mesmo: um dia estarei lá. Hoje, estou vivendo esse momento, conta Elerson. “É uma oportunidade de mostrar o talento e a potência criativa que existem dentro da universidade. Somos muitos, e merecemos visibilidade”, ressalta.

A coreografia selecionada, “A Matinta Pereira”, foi apresentada pela primeira vez no show de talentos dos calouros de Artes Cênicas, em 2024. Inspirada em uma lenda tradicional do Pará, estado natal de Elerson, a obra retrata a figura mística da bruxa que se transforma em pássaro durante a noite, e mistura dança contemporânea com elementos populares brasileiros.

Dançarina desde os oito anos, a estudante da UFSC Eduarda Fernandes acredita que a seleção do colega representa um marco. “O Festival de Joinville é um evento muito elitizado. Normalmente, só grupos com muito dinheiro conseguem participar. Estou muito feliz de ver um menino da universidade federal tendo essa oportunidade”.

Elerson durante apresentação de coreografia selecionada. Foto: Renata Dalcanale

Publicar comentário